Reiki


Reiki e uma técnica criada no Japão por Mikao Usui em 1922. É um método de cura pelas mãos, o significado de REI (Universal) e KI (a força da energia Vital), que esta presente em tudo, ou seja, a Energia Universal. Sua aplicação acontece pela imposição das mãos ativando a energia existente e o direcionamento para que percorra seus trajetos naturais, possibilitando o equilíbrio e bem estar.
Princípios do Reiki: 

Só por hoje: 
Hoje eu abandono a raiva;
Hoje eu abandono as inhas preocupações;
Hoje eu conto com minhas bençãos;
Hoje eu faço o meu trabalho honestamente;
Hoje eu sou gentil com todas as criaturas vias.
Para essa filosofia, estes ensinamentos deveriam ser tratados como mantras e por isso sempre recitados para que se possa alcançar paz e iluminação.


 


REIKI

Reiki é uma terapia milenar, uma  prática de cura natural, pela imposição de mãos.

Foi aperfeiçoada por Mikao Usui, padre cristão que viveu de 1865 a1926,
 na cidade de Kioto, no Japão, onde era também professor 
na universidade local.
A procura pela ciência que eliminasse a dor e a doença, motivou a vida do Sr. Usui, que concentrou seus estudos e pesquisas nos milagres realizados por Jesus: o Sr. Usui sabia que era possível curar através da força vital que emana das mãos. Procurou então desvendar os segredos das curas milagrosas do Cristo, envolvendo-se em profundas pesquisas que o levaram desde a Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, à regiões remotas do planeta, na Índia e  Tibete. Pesquisou e estudou as antigas doutrinas secretas dos monges budistas, encontrando finalmente a chave da sabedoria milenar; uma fórmula em sânscrito, com base em uma série de símbolos, que acionados, eram capazes de captar e ativar a energia vital universal, e promover a cura.
Sua busca e introspecção sincera a esses Sutras e seus símbolos, o levou ao topo de uma montanha, e ao final de um período de 21 dias de jejum, o Sr.Usui teve uma visão e canalização extra corpórea, que lhe permitiram o conhecimento sobre alguns símbolos e a técnica para melhor implementação da energia de cura, para esse novo trabalho, que recebeu o nome REIKI.
Todo ser vivo é composto de energia vital e cada civilização tem conhecimento dessa fonte natural e infinita, presente em cada ser e no Universo, Assim, temos a energia chamada Prana na Índia, a energia Chi na China, o Ka do Egito, Pneuma da Grécia, o Ki do Japão, Energia Vital no Ocidente.


 REI= Poder misterioso do Universo. Energia inesgotável de toda fonte de vida.
 
KI= Energia Vital que flui através de toda forma de vida. Energia manifestada no Universo em que vivemos.

Em japonês, entende-se o Reiki como:
·         Chuva maravilhosa que dá vida e abundância.
·         Chuva de Luz que faz milagres.
·         Comunhão do Céu e da Terra.
·         Assim na Terra como no Céu.

Reiki não é credo religioso, nem político-filosófico. É um sistema seguro e positivo de transmissão de Energia Vital, presente em cada um de nós, na Terra, em toda Natureza, no Cosmos... e o equilíbrio e harmonia dessa energia é o fato gerador de vida e saúde.
É a Energia Vital que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, é a porção de Força Vital (energia invisível que passa pelo cérebro, sistema nervoso e demais sistemas do organismo humano) que anima todos os corpos, fazendo-os saudáveis.
Sabemos porém, que o estresse diário, as tensões que as crises pessoais e sociais acarretam, a má alimentação, má respiração, a depressão, a ansiedade, o medo, impedem o fluxo correto e necessário dessa Energia Vital em nosso organismo. Poucos de nós estamos aptos para evitar esses estados negativos. Essas baixas de energia,  ocasionam as enfermidades.
Para harmonizar esses estados de desequilíbrios, restaurar esses fluxos de energias, temos a Terapia Reiki!
 Reiki amplia todo e qualquer efeito terapêutico que o indivíduo possa estar utilizando. Também ajuda a neutralizar os efeitos colaterais das químicas e toxinas encontradas em medicamentos e poluentes ambientais. E já está havendo comprovação pela medicina tradicional, dos efeitos benéficos do Reiki para os pacientes de oncologia, não só amenizando os efeitos da quimioterapia, mas até mesmo na redução de tumores.

   Reiki pode aliviar e/ou reduzir sintomas de 
    Ansiedade;
·             Depressão;
·            Cansaço físico e mental;
·            Estresse;
·            Libera bloqueios e emoções reprimidas (raiva, medos, culpas, ressentimentos)
·            Alivia dores;
·            Libera toxinas;

   Reiki amplia e/ou estimula a capacidade de:
·              Concentração;
·             Descanso;
·            Sono;
·            Memória;
·           Auto confiança;
·           Criatividade;
·          Clareza mental  (reconhecer e aprender com os erros);
·          Realinhamento de chacras;
·          Intuição;
·          Expansão de consciência;
·          Equilíbrio de órgãos, glândulas e suas funções corporais;
·          Fortalece o sistema imunológico.

O Sistema Reiki Tradicional (Sistema Usui) ensina que a energia Reiki é uma energia inteligente,  que “sabe o que fazer e para onde deve ir”, ou seja, “sente” a necessidade do paciente e se “molda” à essa necessidade. Ensina também que, como todo ser humano possui o Livre Arbítrio, se o paciente não estiver aberto (predisposto a enfrentar suas causas emocionais vivências, sentimentos e ações) a energia Reiki não fluirá, terá efeito reduzido  ou até mesmo poderá ser bloqueada, fazendo com que persista o desequilíbrio energético bem como a centelha do problema íntimo.
Isso aconteceria porque, segundo a visão holística, as doenças são criadas nos corpos sutis do indivíduo, e por descenso vibratório, avançam e se manifestam na camada mais densa, o corpo físico.
O Reiki consegue atuar nessas camadas, possibilitando desbloqueios dessas energias densas e remoção de miasmas.



 A SIMBOLOGIA: O Bambu e o Reiki:
O Bambu é o símbolo do Reiki:
O bambu é útil, podemos usá-lo para construir casas, móveis, embarcações... como úteis são as mãos do reikiano.
O bambu é uma planta simples e essa simplicidade é comparada à transmissão da Energia Reiki: apenas a imposição das mãos, livres de qualquer objeto.
O bambu é forte, e os iniciados na Energia Reiki também se tornam Fortes E  resistentes.
O bambu é oco, vazio como é o espaço entre o Céu e a Terra, simbolizando que aquele que escolhe ser um canal reikiano, passa a conduzir a Energia Cósmica através de seu corpo.
O bambu é flexível: enverga diante do vento que o toca e, ao dobrar-se, demonstra  que um canal reikiano, é maleável às realidades da vida, e será mais paciente e sábio para viver  em plenitude.
 Bambu, em sua perfeição em crescer, sempre para cima, com seus “ocos” e seus “nós” simboliza os diversos estágios da caminhada interior do reikiano: a superação diante dos obstáculos (os “nós”), sua evolução, seu crescimento constante, em direção à Fonte que Tudo E!  
No Japão, o bambu é uma planta que simboliza prosperidade e alegria.



REIKI E O AMBIENTE
Se nosso objetivo é trabalhar terapeuticamente com a Energia Reiki, devemos buscar um espaço adequado à Luz Divina.
Bom senso e simplicidade: são as palavras ideais para descrever o ambiente onde o Terapeuta Reikiano pode e deve exercer o seu dom. A preferência por cores claras (verde clarinho, branco, azul clarinho) para as paredes. O espaço sempre bem  limpo e  com boa circulação de ar,  proporcionam  leveza:  Reiki é  bem estar!
A iluminação, deverá ser indireta, com luzes baixas.  Músicas suaves, do tipo new wave, meditação ou relaxamento, preferentemente instrumentais, em volume  adequado, contribuem para uma prática agradável e proveitosa, não só para o terapeuta, mas principalmente para o paciente: Reiki é harmonia!
O espaço para a prática de Reiki poderá  conter quadros, de preferência com paisagens, flores, água, enfim, gravuras ou pinturas que remetam à natureza. Também poderá conter vaso com flores naturais. Podemos usar também essências florais suaves para ambientes, evitando o uso de incenso, por causa da fumaça e do odor mais intenso. Reiki é suavidade.
Como uma sessão completa de Reiki dura em média uma hora e meia, devemos oferecer o devido conforto.  Assim, o paciente deverá ser acomodado em  maca  apropriada, com estrutura sólida, e acolchoada, coberta por lençol  claro, de preferência branco (recomenda-se o uso de lençol descartável). Em dias frios, pode-se usar uma colcha ou manta, também de cor clara, para agasalhar o paciente. Não é necessário despir-se. Recomenda-se sempre que possível,  o uso de roupas claras. Reiki é aconchego!

REIKI - O TERAPEUTA - I


Nesse processo de sintonização (ou Iniciação), todos os canais de força do corpo, responsáveis pela recepção e distribuição de energia, são reativados, e passam a funcionar nos moldes originais, proporcionando o poder de harmonizar e curar. Uma vez realizada a sintonização (ou Iniciação) esses canais energéticos estarão abertos para toda a vida, desde que saibamos nos colocar como simples canais” responsáveis pela condução de Energia Divina, sempre direcionada ao bem comum. O homem, em sua origem, mantinha intactos seus canais de energia. Com o passar do tempo, os processos de individualização, de sentimentos de egoísmo, orgulho, inveja, ganância, enfraqueceram esses canais, que deixaram de ser usados e com isso, passamos a não mais receber as energias necessárias para manter uma vida saudável. Passamos a receber apenas uma quantidade pequena de energia, apenas para o sustento de nosso processo bioquímico. O processo de sintonização  (ou Iniciação) com a Energia Reiki, é feito por um Mestre, devidamente habilitado, em uma cerimônia sagrada. O contato com  a Energia Universal é restabelecido  através da ativação dos centros energéticos de força, os CHACRAS, fazendo com que nossa freqüência vibratória  aumente e se transforme, alcançando níveis mais elevados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário